A API Sintegra / Consulta Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC) automatiza o processo de validação de informações no cadastro de novos clientes ou fornecedores e na emissão de nota fiscal, com o objetivo de garantir a conformidade das informações do destinatário nas operações internas ou interestadual. A consulta é realizada em tempo real na fonte pública oficial, mantida pela SEFAZ RS com outras secretarias de estado da fazenda do Brasil.
Pode ser usada para verificar a situação do contribuinte antes da emissão de notas fiscais de entrada (emissão própria). Quando você adquire um produto ou serviço, estes são acompanhados de uma nota fiscal emitida pelo fornecedor. É esse documento que você vai considerar como sendo a sua nota fiscal de entrada. Nesse caso, não há que se emitir NF de entrada novamente. Todavia, há os casos em que o fornecedor não é obrigado a emitir NF, como por exemplo, pessoas físicas ou não contribuinte do ICMS. Consequentemente, sua empresa deverá emitir o documento para acobertar a operação.
Pode ser usada como alternativa à pesquisa de SINTEGRA estadual.
Pode ser usado em gestão cadastral e fiscal, confirmando se os dados estão corretos e atualizados.
Pode ser usada para verificar o regime de tributação de uma empresa.
Pode ser usada para criação de dossiês ou em processos de KYC (Know Your Customer, ou, Conheça Seu Cliente)
Consulta realizada em tempo real na fonte pública oficial.
Acesso seguro via https em servidor Oracle Cloud Brasil, com alta performance e baixa latência. Seguro e criptografado, atendendo as boas práticas de segurança da informação de acordo com a legislação vigente.
Painel de controle web para configurações, consultas manual e acompanhamento das integrações via API
Consulta por CNPJ, CPF, IE e UF
API amigável e flexível para integração com qualquer linguagem de programação via WebService.
Prevenção de fraudes
Redução de riscos junto ao Fisco
Aperfeiçoamento e automação dos processos das áreas fiscal e de cadastro
Redução de custos operacionais
A integração poderá ser realizada utilizando os protocolos REST com retorno no formato JSON.
Alta disponibilidade e escalabilidade com garantia de baixa latência na hospedagem Oracle Cloud Brasil.
Como utilizar?
Cadastre-se grátis para avaliação :
(Opcional) Configure o certificado digital da sua empresa. O que é certificado A1? Para que ele serve? O certificado tipo A1 é um arquivo eletrônico instalado diretamente no computador do interessado, que se enquadra no grupo de certificações de assinatura digital, e é válido por 1 ano. E para que serve o certificado digital tipo A1? Ele possui diversas finalidades, entre as quais Acessar ambientes virtuais de forma segura; Validar operações online que demandam essa identificação;
3. Consulta manual via portal web
O endereço da API é https://g120c7c9d7b60c3-mnt.adb.sa-vinhedo-1.oraclecloudapps.com/ords/wksp_mnt/nfe/consulta_cadastro, através de requisição HTTPS com método POST e parâmetros de entrada enviados na url - query string (URL). Ao contrário dos demais parâmetros, o TOKEN deve ser enviado no cabeçalho Authorization - padrão de autenticação do tipo Bearer token.
Utilizando postman
Retorno json